Qual a importância de um despedimento mais humanizado?
Hoje, as organizações estão cada vez mais preocupadas com a experiência do colaborador, que começa no processo de recrutamento e seleção e termina, caso aconteça, no outplacement.
O outplacement ajuda a manter o clima organizacional positivo entre a equipa e a construir relacionamentos saudáveis com ex-colaboradores.
Ao reafirmar a sua preocupação num momento tão complexo, as organizações reforçam os seus valores e demonstram preocupação com os seus colaboradores, ajudando a construir uma imagem positiva no mercado e perante futuros talentos.
Benefícios do Outplacement para o profissional acompanhado:
- Apoio emocional e aconselhamento referente ao processo de desvinculação;
- Aumento da possibilidade de regresso ao mercado de trabalho;
- Análise e sugestão de melhoria das hard skills e das soft skills;
- Conhecimento sobre o nível de empregabilidade e preparação para o regresso ao mercado de trabalho;
- Avaliação do perfil do colaborador e identificação de potencialidades para impulsionar a continuidade da carreira profissional.
Quais os benefícios do Outplacement para as organizações:
- Planeamento do processo de desvinculação do(s) colaborador(es), com a adequada orientação sobre como comunicar o despedimento a todos os envolvidos;
- Recomposição do clima organizacional da empresa;
- Manutenção da imagem da empresa e posterior elevação do conceito da mesma perante o mercado, devido à minimização dos efeitos sociais decorrentes dos processos de despedimento, proporcionando o fortalecimento da imagem corporativa como empresa socialmente responsável;
- Reforço dos valores da empresa;
- Manutenção de um bom relacionamento com ex-colaboradores.