Outplacement

Qual a importância de um  despedimento mais  humanizado? 

Hoje, as organizações estão cada vez mais preocupadas com a experiência do colaborador, que começa no processo de Recrutamento e Seleção e termina, caso aconteça, no Outplacement.

O Outplacement ajuda a manter o clima organizacional positivo entre a equipa e a construir relacionamentos saudáveis com ex-colaboradores.

Ao reafirmar a sua preocupação num momento tão complexo, as organizações, reforçam seus valores e demonstram preocupação com seus colaboradores, ajudando a construir uma imagem positiva com o mercado e futuros talentos

Benefícios do Outplacement para o profissional acompanhado:

Apoio emocional e aconselhamento do processo de desvinculo; 

Aumento da possibilidade de regresso ao mercado de trabalho;

Análise e sugestão de melhoria das hard-skills e soft-skills;

Conhecimento sobre o nível de empregabilidade e preparação para o regresso ao mercado de trabalho;

Avaliação de perfil e identificação de potencialidades para a continuidade de sua carreira.

Quais os benefícios do Outplacement para as organizações: 

Planeamento do processo de desvinculo do colaborador(es), com adequada orientação sobre como comunicar o despedimento a todos os envolvidos;

Recomposição do clima organizacional da empresa

Manutenção da imagem da organização e posterior elevação do conceito da mesma perante o mercado, devido à minimização dos efeitos sociais decorrentes dos processos de despedimento e com isso o fortalecimento da imagem corporativa como empresa socialmente responsável;

Reforço dos valores da empresa;

Manutenção de um bom relacionamento com ex-colaboradores.

O serviço de Outplacement funciona em três etapas:

A primeira etapa do processo acontece entre a empresa e o consultor e antes da empresa comunicar o despedimento. 

A partir do planeamento segue-se uma reunião com o colaborador para anunciar o despedimento., os motivos do mesmo e explicar os detalhes do processo, com a data de início do serviço de outplacement, os próximos passos e a explicação de eventuais dúvidas. 

Nesta etapa o outplacement é efetivamente colocado em prática. O consultor responsável avalia o currículo e o perfil do profissional e sugere melhorias, auxilia no networking e faz uma avaliação para definir quais os pontos que podem ser melhorados, apoio emocional e uma série de métodos e técnicas para impulsionar o redireccionamento da carreira do profissional. 

Em alguns casos as pessoas podem desistir de uma recolocação numa outra organização e optar por empreender ou mudar de carreira.

Após perceber o objetivo do profissional, o consultor ajudará a refletir sobre a sua carreira, planear os próximos passos e desenvolver um plano personalizado para alcançar suas metas. 

Um dos aspetos mais importantes desse momento delicado é o apoio emocional que o profissional recebe. Após a demissão, muitos profissionais podem apresentar sintomas de ansiedade e depressão, questionando suas escolhas de carreira e, por isso, é importante que o desvinculo seja feito de forma humanizada, tendo sempre em consideração os sentimentos do profissional.

O objetivo é ajudar o profissional a lidar melhor com as emoções negativas e redirecioná-las para a pesquisa de novas oportunidades no mercado de trabalho ou mesmo uma mudança de carreira. 

 

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA

A nossa equipa está disponível para qualquer esclarecimento e/ou agendamento de reuniões.

Pode contactar-nos via chamada telefónica ou email e, com agendamento, directamente num dos nossos escritórios.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com